sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Conversa sobre o grão de trigo


Olá, Ivo!

Sabe aquele versículo de Jo 12.24, em que se diz que o grão de trigo tem cair na terra e morrer pra que dê fruto? Bem, eu sempre entendi que esse morrer fosse o que se escuta na igreja como morrer pro mundo, ou seja, abandonar determinadas práticas e tal. Mas o que tal versículo abrange, então?


S.A


Resposta


Querida,


Penso que o grão de trigo de João 12.24 refere-se a Jesus que ensinava aos gregos (ver contexto) que o principio da vida estava na morte e que, portanto para o homem existir o próprio Deus se esvaziou (Fp 2.7). Portanto Ele como grão deu sua vida para gerar vida. Pensar esse texto dentro das obrigações ‘morais’ impostas aos crentes é empobrecer o texto e tirar seu significado. Nossa morte não está em nenhuma ação nossa, mas na fé no Filho de Deus que morreu para dá vida. Assim é que Nele podemos dar frutos. Se não for assim toda nossa tentativa de morrer só nos deixará cada vez mais ‘vivos’ porém cheios de angustia e medo.


Abraços

Nenhum comentário:

Ídolos – da construção à necessidade de destruí-los

O termo ídolo não é um termo usado em nossa nação comumente. Aparece mais nos discursos evangélicos numa referência a qualquer entidad...