Jesus - O Deus Eterno


Uma das coisas que mais me impressiona nos escritos e nas afirmações daqueles que negam a divindade de Jesus Cristo apontando ele apenas como um bom mestre de moral, um ser evoluído, um espírito poderoso, etc. é o fato de suas fontes de pesquisa ser o Evangelho (Mateus, Marcos, Lucas e João).

Sabemos que esses livros são os que possuem a maior credibilidade quando falamos de Cristo, portanto, qualquer afirmação a Seu respeito necessita ser avaliada a partir das afirmações contidas nestes livros. Não proceder assim é no mínimo e na melhor das hipóteses extremamente ingênuo do ponto de vista da pesquisa histórica.

Inegavelmente os evangelhos afirmam que Jesus de Nazaré afirmava ser Deus. Ora o que se pode fazer com isso é negar ou aceitar, mas não se pode dar outro sentido, pois não é inteligente dizer que o que o texto está dizendo não está dizendo. E não somente estes evangelhos falam a esse respeito, mas todo o NT aponta para isso. A fé da comunidade primitiva, chamada os do Caminho, acreditava na divindade de Jesus.

Vejamos o que Jesus disse sobre si mesmo:

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58 (este “ eu sou” refere-se a YHWH, o nome sagrado de Deus para os judeus)

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. João 8:24(note que aqui não somente sua identidade está revelada como também o fato de que o destino eterno do ser depende dele crer nisso)

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14.8,9

Além destas inúmeras vezes Cristo fez afirmações que o igualam a Deus:

Mc 14.61-64
Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu. E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas? Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte.

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35


Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. João 8:23

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11:25

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. João 13:13

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36

Além das afirmações do próprio Cristo temos o testemunho de Maria que ouviu do anjo a identidade Daquele que nasceria.

Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23

Ora, isso junta-se a seguinte profecia de Isaías 7.14 e 9.6:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Fora isso ainda temos os inúmeros relatos de adoração dos homens a Jesus as quais a todas recebe, entre elas temos a de Tomé:

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! João 20:28

Temos o testemunho de João:

NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1

Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. João 5:18

O testemunho de Paulo

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos dos Apóstolos 20:28

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; Colossenses 2:9

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso

Salvador Jesus Cristo; Tito 2:13

O testemunho de Pedro

SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1:1

Os textos revelam também que Cristo possuía os atributos que só Deus possui:

João 5. 21-29
Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.


Mc 2.1-13
E ALGUNS dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.


Além destes temos outros que falam da onipresença, onisciência, onipotência, eternidade e imutabilidade de Cristo (Mateus 18.20;20.28;11.27;28.18;Lc 5.4-6; João 2.25;16.30;21.27; 10.18; 1,15,30; 3.13,31,32; 662;16.28;17.5;8.58; Hb 13.8)

Com tantas evidências é tolo pensar em Cristo apenas como um anjo, pois se assim o fosse não seria um anjo, mas um demônio visto que foi Satanás que quis ser o que não era.

A divindade de Cristo está provada também pelas profecias cumpridas, por seus atos poderosos, por seus milagres e por sua ressurreição.

O que podemos dizer a quem ainda insiste em dizer que Cristo não era Deus, reduzindo Ele a uma categoria de melhor dos homens, grande espírito, profeta, mestre da moral, espírito iluminado? Nada é mais tolo que essas afirmações.

Se Jesus não for o que Ele disse ser, ele não poderá carregar nenhum desses títulos acima citados. Se Ele não fosse Deus só restaria para Ele o título de mentiroso, maligno, ou na melhor das hipóteses louco, pois só um louco diz ser Deus sem ser.

O que vejo quando leio os evangelhos é que Cristo só nos deixou duas opções: Uma de render-se a Ele crendo em tudo que Ele disse ser ou rejeitá-lo cuspindo nele, o difamando, o rejeitando.

Hoje é dia de decisão. Qual será a sua?

Ivo Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas