Família – Problema e Solução




Família! Sem dúvida não existem famílias sem problemas. Existem competições, invejas, medos, enganos. Mas o mistério da família é: os problemas da família só podem ser resolvidos em família, pois apesar dos problemas a família continua sendo um “lugar” de vida, esperança e alegria.

Nos últimos dias fomos bombardeados de notícias de desastres em família. Familiares que matam, que desrespeitam a individualidade do outro, que negociam relações por meio do dinheiro, ou de interesses extremamente egoístas. Famílias que resolvem seus problemas expulsando membros; irmãos que não se entendem; outros disputando o mesmo objeto de amor. Sim, existe maldade na família. Existe inveja. Pais não sabem como lidar com os filhos, filhos não sabem respeitar os pais.

É na família onde por vezes somos mais mal interpretados. Talvez sejam por isso as velhas piadas entre sogras e genros. Cada família tem suas histórias doídas, cheias de perdas, tristeza e luto. Mas mesmo diante de todo este quadro é na família e com a família que ainda podemos evoluir como seres humanos nesta terra. Como filho adotado, sei o valor que tem uma família com todas as suas imperfeições. O que nos falta é trazermos para dentro da nossa família aquilo que nos esforçamos para apresentar fora dela. Precisamos começar em casa a viver o Evangelho.

É principalmente na família onde temos que aplicar a máxima: “O que quereis que os homens vos façam, fazei isto mesmo vós também a eles!.” É no seio da família onde mais temos que aplicar o perdão. Precisamos parar e antes de exercer julgamentos tentar colocar-se no lugar do outro e desta forma fazer o que é melhor para todos na família.

Não sei qual o segredo de uma família sem problemas, até acho que não existem tais famílias, mas creio que mesmo com problemas podemos ser e ter uma família feliz, bastando para isso cultivarmos uma palavra tão falada e pouco vivida – Amor - que se revela na nossa capacidade de aceitar o outro com todas as suas diferenças e problemas!

Ivo Fernandes
Em 4 de abril de 2008

Comentários

Anônimo disse…
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Home Theater, I hope you enjoy. The address is http://home-theater-brasil.blogspot.com. A hug.
OI !!!

Li o artigo: Família - Problema e Solução".

Verdadeiro!

A família em seu seo gera vida, mas produz morte.
É remédio que sara, mas veneno que pode matar.
Liberta de traumas terríveis, mas cria cicatrizes psíquicas quase eternas.

Meu Deus que paradox !!!
Cristina Bessa disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina Bessa disse…
Oi amigo.. Muito interessante este teu texto.
Não podemos viver fora da família, porque de alguma forma se não estivermos na nossa família de sangue, de alguma maneira, estaremos montando, criando, vivendo em uma outra família e esta, acabará sendo a família a qual pertencemos.
O que precisamos é inserir os valores no Evangelho dentro de casa.
Amei o texto.
Abraço.
Anônimo disse…
Foi muito interessante de ler. Eu quero citar seu post no meu blog. Pode? E você et uma conta no Twitter?
Anônimo disse…
Ah! finalmente eu encontrei o que eu estava procurando. Ás vezes é preciso muito esforço para encontrar ainda pequena peça de informação útil.
Anônimo disse…
Oi espectacular tópico , adorei mesmo muito, penso que poderiamos fcar amigos de blog :) lol!
Tirando as brincadeiras sou o Paulo, e assim como tu escrevo blogs se bem que o tema principal do meu blog é muito distinto de este....
Eu desenvolvo blogues de poker que falam de bónus sem depósito sem arriscares o teu dinheiro......
Apreciei imenso o que li aqui!
Anônimo disse…
Muito bom material.

Postagens mais visitadas