Uma palavra aos meus alunos


Uma palavra aos meus alunos

Minha intenção em produzir este curso foi de aproximar as pessoas cada vez mais da Bíblia, sabendo que nela há tesouros inesgotáveis de sabedoria, de fé, de orientação para a vida e para a comunidade.
Sei que ela possui uma mensagem para nossa geração, porém a ignorância das pessoas em relação ao mundo no qual os textos surgiram, e se desenvolveram, e se colocaram por escrito, e se transmitiram leva a muitas distorções e nenhuma real mensagem nos é anunciada.
A Bíblia é um livro dinâmico justamente porque é o relato de como gerações interias compreenderam o sagrado. Isso dito não faz dela um livro menos inspirado. Creio na inspiração das escrituras, mas não posso esquecer que ela é uma literatura, onde o papel humano foi determinante para muita coisa que nela é dita. Valorizar a dimensão humana da Bíblia não é tirar-lhe a sacralidade, mas, sim, situá-la em nosso mundo, onde se originou.
Enquanto a ignorância ou o misticismo reinar na mente das pessoas em relação às Escrituras, jamais compreederão o texto, e darão continuamente interpretações absurdas. Para se enteder o que o texto nos diz hoje, deve-se começar por compreender o que dizia na sua origem.
A Bíblia é a Palavra de Deus mas dita em palavras de homens histórica e culturamente situados e, portanto, com muitas limitações e condicionamentos. Corretamente diria que a Bíblia é uma palavra divino-humana.
Desejo que esse estudo os leve a enteder de fato a mensagem afim de que não se repita na história os extermínios, guerras, aberrações e crimes em nome de Deus e bsaeados na Bíblia.
Desejo que de fato passem a conhecer a Bíblia e não somente memorizar textos, nomes ou incidentes. Que saibam separar história de lenda e de mito. E para interpretar corretamente é preciso compreender corretamente.
Bom curso a todos!
Ivo Fernandes

Comentários

Felipe Costa disse…
Esse curso é otimo só na primeira aula vi que tenho que aprender muito sobre a bíblia,o0 conhecimento é algo essencial para o ser humano nossa falha é ter medo do novo devemos ler os evangelhos cm se estivessemos do lado do proprio CRISTO...
Glauton disse…
Oi Ivo sou seu aluno no seminário, gostaria que me inscrevesse no seu curso.Me dissestes que iria talvez abrir turmas em outros dias e horários.Agradeço.
Glauton disse…
Oi Ivo sou seu aluno no seminário, gostaria que me inscrevesse no seu curso.Me dissestes que iria talvez abrir turmas em outros dias e horários.Agradeço.

Postagens mais visitadas