O propósito de Deus – A Imagem do Homem.


Todo esquema teológico ou filosófico precisa partir de um tema a fim de que se desenvolvendo abarque todos os demais temas possíveis. Isso se chama sistematização.

Mesmo reconhecendo os limites do conhecimento humano, e a finitude que não nos deixa ver nada além de nós mesmos(Is 55.8,9), a menos que a nós seja Revelada outra verdade(Lc 10.21), assumo o risco de afirmar que todo pensar teológico precisa partir da questão do propósito de Deus.

Isso porque, partir da questão de Deus mesmo é impossível. Afinal quem é Deus? O que Deus é? Deus estará sempre acima dos conceitos que podemos fazer dele. O propósito também estará além de nossas especulações, mas acredito que de alguma maneira não estamos tateando no escuro. O propósito foi revelado.

E qual é o propósito de Deus? Conduzir os homens a imagem de Seu Filho (Rm 8.29; 2 Co 3.18; Ef 1). Sendo este o propósito tudo o mais será visto dentro dele, afinal neste processo nenhum dos seus planos podem ser impedidos (Jó 42.2).

A própria Queda deve ser vista dentro deste propósito. Afinal foi por meio desta via que nasceu a consciência e por meio dela o entendimento da Graça que sustenta.

Adão enquanto ser-antes-da-queda era algo não classificável. Sua ‘consciência’ não era uma com-ciência. Seu saber estava limitado pela não-experiência. E tudo que podemos dizer a respeito dele é que a história humana é pós-Queda.

A Queda mesmo tendo feito os homens deixarem sua condição essencial e os lançarem numa existência finita e paradoxal, os lançou também num caminho de busca – a busca pelo fundamento do ser. Habita neste ser um saber que se sabe incompleto, imperfeito, mas que o fala de um caminho possível de reconciliação com o Ser-fundamento.

A encarnação do Verbo nos fala que por este caminho é que somos conduzidos ao Fundamento. Qual o propósito da encarnação se não fosse de fato em Cristo, Deus conduzir os homens a si mesmo, levá-los a serem conforme Sua imagem.

Para isso o Espírito tem conduzido os homens a se reconciliarem com Deus, pois é somente ligado ao Fundamento que de fato o homem pode ser chamado de pleno.

Salvação é o caminho de torna-se quem se é em Cristo. Daí todo caminho que conduz o homem para um ser-que-não-se-é chama-se condenação. Salvação é tornamo-nos a melhor versão de nós mesmos, versão essa que tem seu fundamento em Deus.

Ser como Cristo é ser plenamente consciente de quem se é, de quem Deus é, e do que somos Nele. E o caminho de ser quem se é só é vida se for trilhado no solo da Graça, pois sem graça buscar saber quem se é conduz o homem a morte. Buscar saber quem se é pelo caminho da serpente é enganar-se e ver-se perdido de si mesmo e do Fundamento, o que gera toda espécie de medo, culpa, dor, confusão e morte.
Ser como Cristo é ser liberto para ser apenas o que se é. E o que se é, é aquilo que Nele somos. Nele está nossa realidade. Em Cristo se manifestou o que haveremos de ser, pois na verdade Nele já somos. Esse é o caminho dos homens a Deus, uma jornada de transformação de glória em glória.

Em Jesus, Deus nos mostrou Sua face. Em Jesus, Deus também revelou a nossa. E não somente o fim, mas o caminho, afinal se somos o que somos Nele, não poderá haver outro caminho que não seja Ele mesmo.

Ivo Fernandes
1 de abril de 2009

Comentários

Joel Mota disse…
Apesar de hoje ser 1º de abril, espero que nada do que você tenha escrito aí seja mentira, hehehee!!! Porque é bom demais ser quem eu sou Nele!

Amplexos!
Unknown disse…
Olá Ivo, tudo em Paz!

Ivo, ótimo texto, conciso e revelador.

Me permita só fazer um comentário. Você escreveu o seguinte: "Buscar saber quem se é pelo caminho da serpente é enganar-se e perder e ver-se perdido de si mesmo e do Fundamento, o que gera toda espécie de medo, culpa, dor, confusão e morte."

Quanto a buscar saber quem se é pelo caminho da serpente, na visão das religiões orientais, anular o próprio eu?!? Eles ao se depararem com o seu eu e verem todas suas imperfeições não buscam anular essas imperfeições ao invés de transformá-las, pela graça de Deus?!

O que me dizes, mano?!?
Um forte abraço e saudades de vc.
Ivo Fernandes disse…
Mano Suderland,

Sem dúvida, o caminho da auto-anulação do ser num mergulho no Absoluto-Nada como pensam algumas ideologias orientais, também é um fuga do Caminho, é uma busca que afasta o ser do Fundamento, a fim de não se veja Nele.

Abraços
Unknown disse…
Amém!!! :)

Ivo, finalmente formei aquele grupo com um amigo querido. Estamos nos reunindo todas as quintas feiras numa pracinha na Santos Dumont. Se um dia quiser aparecer por lá é só avisar, vc será sempre bem-vindo.;)

O grupo é pequeno, são só umas 5 pessoas, mas tudo é feito segundo o Evangelho. No momento estamos apenas lendo o Evangelho de Mateus.

Um forte abraço, mano!!!
Unknown disse…
Muito interessante e inteligente esse artigo. Você, pastor, está de parabéns!
Essa é mais pura verdade.
Ivo Fernandes disse…
Suderland,

Fico feliz por este grupo. Quando precisarem de alguma força é só avisar.

Abraços
Ivo Fernandes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivo Fernandes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Obrigado, Ivo. Agradeço de coração. Se precisarmos de um apoio já sei a quem recorrer.

Que a PAZ de CRISTO esteja com você e sua família.

Um forte abraço! :)

Postagens mais visitadas