A Fé


Esse é um tempo difícil! Vários desastres naturais, aquecimento climático do planeta, violência urbana, desestruturação familiar, entre outras coisas do gênero. Num mundo assim as religiões e seitas se proliferam. Milhares de pessoas buscando respostas para as questões surgidas do caos e solução mágica para seus problemas.

A pergunta que faço é se podemos associar o crescimento das seitas e religiões como sinal da maturidade espiritual do povo. Será que podemos dizer que existe fé nesses milhares que lotam os espaços religiosos?

E que é a fé? Hebreus 11 é um dos textos bíblicos onde essa questão é melhor abordada.

Vejamos o que podemos aprender sobre fé a partir deste texto.

1. A fé é o que qualifica os atos religiosos, pois sem ela todo sacrifício é um movimento de barganha. (4)

2. A fé é manifesta em atos de obediência, sem se fazer mérito ou busca de recompensas que não seja o próprio Deus. (5-10)

3. A fé não é um poder mágico, mas uma dependência do Autor da promessa. (11)

4. A fé não é um direito a ser exigido, mas uma esperança que se tem. (13-17)

Na esperança Abraão ofereceu Isaque (17-20)
Isaque abençoou Jacó (20)
Jacó abençoou os filhos de José (21)
José deu ordem a respeito dos seus restos mortais (22)
Moisés rejeitou ser chamado filho da filha de Faraó (24)
Raabe recebeu os espiões (31)

5. A fé é a vida vivida nessa esperança. Vida esta que acontece entre conquistas e derrotas, justiça e injustiça, milagres e tragédia (32-40)

Em síntese podemos dizer que a fé não é uma religião, e nem uma crença teológica. O que temos hoje é muita crença, misticismo, correntes, mas não a fé.

A fé é uma esperança que nos faz viver a vida como ela é, com suas ambigüidades, paradoxos e contradições, porque não é posta sobre o que é passageiro, mas no Eterno, nos fazendo filhos do Reino.


Ivo Fernandes
15 de fevereiro de 2009 – Atualizado em 26 de janeiro de 2010

Comentários

Esdras Gregório disse…
Ivo eu também estou lendo todos os textos que você me manda por e-mail, mas estou com pouco tempo e sem Internet em casA e por isso só comento os mais urgente, mas pode crer mano que estamos em sintonia de pensamentos, e vejo que você destouA um pouco de alguns Mentores que eu conheço, alargando o evangelho para alem da fronteira da RELIGIÃO DO CRISTIANISMO.
Eduardo Medeiros disse…
Olá Ivo, tudo bem?

A fé não é crença, de fato. Fé é certeza, é saber. Nem sei se seria esperança, visto que a esperança é algo ou uma situação que se espera obter ou viver.

A fé prescinde dos dogmas. A fé não precisa das amarras teológicas. A fé é saber que se vive pelo sopro de deus.

A fé é fé na justiça, no bem, no que é certo, no que promove a vida e busca eliminar o mau.

A multiplicação de "igrejas" entre nós tem vários motivos: a busca por milagres e milagreiros, a busca pela prosperidade, o olho grande de alguns supostos líderes que brigam com seus líderes também supostos e abrem um "ministério" novo...as razões são muitas.

Da minha parte, não tenho mais fé na instituição evangélica, com raríssimas excessões, e nem mais fé na teologia evangélica que há décadas está moribunda numa camisa de força.

Precisamos repensar muitas coisas em nossa espiritualidade. A nossa teologia e a nossa práxis de vida, principalmente.

abraços
Ivo Fernandes disse…
Eduardo, mano amado, concordo com você em tudo que disse, mas quanto a esperança, hoje não vejo diferença entre o que eu chamo de fé o que chamo de esperança.

Veja esses textos:

Atos dos Apóstolos 23:6
E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado.

Atos dos Apóstolos 24:15
Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos

Romanos 4:18
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

Romanos 5:2
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus

Romanos 4:18
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

Romanos 5:2
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:5
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Romanos 8:21
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Romanos 8:24
Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?

Romanos 12:12
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Romanos 15:4
Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

Romanos 15:13
Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

Filipenses 1:20
Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte

Colossenses 1:27
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória

1 Tessalonicenses 1:3
Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai

1 Tessalonicenses 5:8
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação

1 Timóteo 1:1
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,

Tito 1:2
Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

Tito 2:13
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;

Tito 3:7
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Hebreus 10:23
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu

E paro por aqui para não ficar muito extenso,mas tem mais,

Abraços
Fé é mais que palavras, é mais que numeros em templos, é mais que caridade. Fé é realidade, é algo concreto no meio do abstrato que envolve nossa alma. Penso que os homens perdem mais tempo tentando entender do que exercê-la,em meio ao caos, fé é ser, ter e sentir O Reino dentro de si.
Candido Rolim
Eduardo Medeiros disse…
ok, Ivo. Que seja então, fé-esperança. Mas o que é mesmo que você espera?

O céu? O paraiso? a vitória final?
Da minha parte, então, tenho esperança de ser nesta vida, o mais humano posssível, o mais solidário possível, de ter a vida mais autêntica possível. Caminhar com o "meu deus" o caminho da existência na esperança de um mundo melhor. Aqui e além.

Um abraço em esperança RSSSS
Ivo Fernandes disse…
Mano Edurado, minha esperança está descrita num texto com o mesmo título - Creio - A esperança.

Postagens mais visitadas