A viagem da Consciência


Qual seria o Projeto senão a Consciência? A história faz parte do processo da formação da Consciência. Na linguagem bíblica esse processo começa desde a Criação, passando pela Queda e ainda está em formação.

Das muitas razões que podemos relatar da encarnação, uma delas é apresentar na história o Homem Pleno, o Humano com Consciência Plena. A partir daí todos podemos seguir o processo com consciência dele.

E como entender o que significa essa Consciência? Estamos seguindo o curso que o próprio Deus iniciou para levar os homens a seres transformados no entendimento a fim de tornarem-se a imagem do Filho de Deus que é o Homem Pleno.

A Queda está no processo, e só avançamos quando entendemos a dimensão da Queda. Esse processo é marcado pela sede infinita que determina o ser humano direcionando-o ao Propósito. O ser-antes-do-processo era o Inconsciente. Foi a Queda quem deu início a viagem da Consciência.

A salvação só pode ser experimentada se a Queda também o for. Sem Queda não há conhecimento de Graça. Uma vez que entendo a Queda como marca fundamental que não consigo arrancá-la é que posso descansar naquilo que foi feito por mim. É nesse ponto que a Consciência vira Fé e Fé vira Consciência.

Uma vez estabelecida a Consciência como Fé a Fé como Consciência é que começamos a vencer o paradoxo e complexidade que em nós gera tantos distúrbios de desejos e comportamentos. Ou seja, é só descansado nessa Consciência de Fé, que o que foi feito por mim É, é que eu posso vencer o pecado em mim, que nada mais é do que o resultado decorrente da perda da Unidade para que eu me enxergasse de fato Unido.

A viagem da Consciência é eterna. Não acaba ou se completa com a conversão religiosa ou com a morte. O que há é um eterno conhecimento de Deus e de nós mesmos Nele.

Quem pensa assim descansa na certeza de que todas as coisas contribuem para o bem. E agradece pelo que já É, e não muda. E prossegue em ir sendo aquilo que Nele já se é.

Ivo Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas