Cartas sobre o pecado


Pequei.

Acredito que tenha pecado. Acredito que haja pecado. Vivi o instante em que disse: “Deus meu, Deus meu, por que te desamparei?” e em que ouvi: “Filho meu, filho meu, por que me abandonaste?”. E orei logo que terminei de pecar, numa espiritualidade incompreendida. Num ato quase estúpido. Instante de Adão procurado por Deus. Salmo 51 de mim.

O que não quero é exatamente aquilo que faço. E o bem que quero fazer, este não faço.

Orei por tempo suficiente para que me sentisse perdoada e em um tempo curto demais para que pudesse ter alcançado o perdão. 2 Coríntios 12.9 em mim. Vergonha, por ter que deixá-lo caminhar sozinho por entre as metades dos animais. Ter que ver a cruz. Ter que deixar o Espírito chorar por mim.

Adormeci. Mas passei a noite em claro, perambulando na escuridão do templo. Acordei. E passei o dia em claro, procurando... Apenas procurando. Sem necessariamente ter o que encontrar. O caminho entre as metades, a cruz, o choro do Espírito. Já havia aceitado o fato do perdão, embora exatamente isto me fizesse procurar, procurar...

Cansei e, como criança que não se envergonha de ser aceita, fui até o Pai. Para dizer nada. Apenas para parar de procurar. Para poder dormir.

S. Almeida
19.7.6

####################################################

O que é o pecado? Como um ser finito como nós pode ofender um Deus infinito? Como nós mortais afligimos o Imortal? Quem de verdade sofre quando pecamos? Porque sofremos?

Pode parece antibíblico conforme a natureza da letra, mas na verdade é a Palavra em espírito que tem me revelado que não é contra Deus que temos estado, é contra nós mesmos.

Nossa natureza caída é pecado, pecado não se faz, pecado se é, daí Cristo ter se tornado pecado sem ter pecado. E por que ele se tornou pecado? Para que nós pecadores pudéssemos experimentar a Graça de ser Nele novas criaturas mesmo que ainda pecando.

É Adão em mim, mais ainda, Éden em nós. Temos em nós o principio masculino (Adão), o principio feminino (Eva), temos a vocação para o eterno (árvore da vida) e temos nossa vontade de independência de Deus (Árvore do Conhecimento do Bem de Mal), temos liberdade de escolha (todas as arvores do Jardim), temos em nós a Voz de Deus, e também a voz da serpente, que por meio dos galhos da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal nos seduz. Assim, mais uma vez digo o Éden somos nós (Caio Fábio).

É por essa razão que nos sentimos como nos sentimos. É por essa razão que “O que não quero é exatamente aquilo que faço. E o bem que quero fazer, este não faço”. Mas nenhum de nós está eternamente separado de Deus, pois foi posto um Querubim no caminho para a Árvore da Vida que nos impede o acesso autônomo à vida sem Deus, que é o que ocorreria se pudéssemos, com a constituição caída que temos, ter acesso a ela. Daí vem todo o sentimento de idas e vindas que sentimos em nós mesmos; ora sentindo-nos no Éden; ora exilados dele — tudo isto sendo reeditado pelas experiências de culpa.

O que posso dizer mais? Perdoados estão os nossos pecados, todos eles, inclusive os que não cometi, porque Cristo não morreu pelos pecados, mas pelos pecadores, dos quais eu sou o pior. Assim o que me resta agora é aprender a conviver com a minha natureza caída e continuar a prosseguir o caminho da evolução Nele, que é ser conforme a sua imagem. Quanto tempo isso levará? Não sei. Só sei que prossigo para alvo, mesmo que no Caminho o pecado que sou eu me faça pecar como peco. Lembro-me apenas que o sangue de Cristo me purifica de todos os pecados.

Ivo Fernandes
20 de julho de 2006

Comentários

Nem de pecado eu gosto! rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Amizades reais em tempos virtuais

A conformidade com o mundo e a banalidade do mal

Cristo nossa páscoa e esperança