Criação e Salvação

Não se pode falar de soteriologia, sem conceber o propósito da criação. Quando não se têm em foco a criação cria-se teologias soteriológicas que descaracterizam o Deus revelado em Cristo.

Como se pode falar de salvação dissociada da criação? O evangelicalismo com sua ênfase no individualismo muito contribuiu para o conceito de salvação apenas em nível pessoal. E o destino da história, do cosmo, da humanidade? Qual a relação entre salvação e sociedade? Faz-se necessário resgatar hoje a noção e a prática da redenção da humanidade e do cosmo.

A Protologia está relacionada com a Soteriologia, e isso é visto na Cristologia que nos mostra a reconciliação da humanidade por meio de Jesus Cristo com Deus, e tal realidade pela ação do Espírito Santo nos impulsiona a vivermos uma nova experiência antropológica e sociológica. Uma teologia não integrada gera uma comunidade de gente alienada da realidade esperando apenas a salvação da alma no porvir.

A redenção do homem e do cosmo tem sua base na ação de um Deus que se fez humano, e através desta mediação sob o poder do Espírito, conduz a criação ao seu destino legítimo. Na encarnação Deus entrou na história fazendo dela sua própria história, compartilhando do destino dela, afim de que ela compartilhasse de seu destino.

A relação entre criação e salvação nos é revelada na encarnação. O dualismo presente nas teologias com fundamento grego precisa ser superado. A teologia precisa exaltar o Novo Adão, a ressurreição, e a convergência de todas as coisas Nele. Na cruz a realidade foi manifesta, na ressurreição o destino revelado. Essa é vida do Espírito de Deus, o verdadeiro significado da vida cristã.

Ivo Fernandes
14 de maio de 2009

Comentários

Anônimo disse…
Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта ivofernandes.blogspot.com

Postagens mais visitadas