Minha Ideologia


Como professor e também como estudante encontrei na teoria freireana a síntese dos meus anseios tanto como aluno como professor. Sua crítica aos modelos de educação tradicional que não levam em consideração o aluno como sujeito ativo no processo educacional me fez ver com mais clareza o perigo dos absolutos na educação que desconsidera o saber do outro.

A ênfase freireana numa prática docente libertadora que se envolve com o mundo me fez amar mais ainda a pedagogia, por encontrar nela uma força transformadora. É a teoria que reconhece que a história é tempo de possibilidades e não de determinismo.

Se considerarmos todos os pressupostos freireanos e aplicá-los de fato, creio que teremos uma nova educação e conseqüente um novo mundo. A educação de fato só existe na relação dinâmica entre aluno e professor, onde o professor ame o que faz e se dedique a prática docente, jamais desrespeitando o saber dos alunos.

É esse tipo de educação positiva, mas que não ignora os desafios de uma realidade condicionada, que pode nos ajudar na construção de um mundo melhor. Mundo onde os professores são coerentes e ensinam pelo exemplo, aceitando os riscos e rejeitando toda forma de opressão, preconceito ou desigualdade.

Essa educação que é mais que transferir conhecimento exige uma consciência de inacabamento que nos porá no mundo como construtores da história e para isso é preciso alegria, esperança, pois do contrário que mundo construiríamos? Sim! A mudança é possível, é isso que nos ensina Freire, e é a educação a chave e o segredo dessa mudança.

Espero como professor continuar me preparando e silmutaneamente agindo para a construção de uma nova história. Quero me comprometer com a causa freireana, pois entendo que é pela educação que vou intervir positivamente no mundo.

Se toda educação é ideológica, a minha ideologia é freireana.

Ivo Fernandes
18 de junho de 2010

Comentários

UM NOVO MUNDO disse…
o sistema educacional de fato está falido..porque cria inimigos e não amigos do saber...a revolução do mundo está em uma educação mais eficaz...li o artigo e concordo em genero, numero e grau..

Postagens mais visitadas