A fé é absurda


O chamado do Evangelho é absurdo. A fé é um ato irracional, não é objetiva, lógica ou capaz de ser explicada, porém não é inconsistente. A fé não é um dom de Deus oferecido apenas a alguns poucos predestinados. Ela emerge de nós tecida dos absurdos e esperanças da vida. É uma paixão pelo desconhecido, um desejo de impossível. Sim! Fé é paixão!

Ela é um assombro e nenhum ser humano está excluído dela. Não se trata de uma crença, mas de um caminho. E é um caminho de angústia, temor e tremor. É um vale das sombras e da morte. Fé é abraçar a incerteza como promessa.

Deus não pode ser compreendido, nem seus atos desvelados. Por isso é necessário que aqueles que Dele se aproximem tenham fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. A Fé é escândalo para a Razão.

O chamado do Evangelho é para um abandono absoluto perante Deus como paradoxo. Não há nenhuma garantia que anteceda o salto da fé. A decisão do salto é individual e intransferível. E todo caminhante é responsável pela decisão que tomar. O caminho da fé é um caminho solitário. O Caminho de Abraão é um caminho só rumo ao monte Moriá.

Podemos até demonstrar a razão da nossa fé, mas não podemos fazer isso objetivamente, muito menos prová-la racionalmente. Posso explicá-la simplesmente vivendo. A fé vive em virtude do absurdo e o absurdo não tem explicação. É a esperança contra a esperança.

É estar nas mãos de Deus e não saber o que Ele quer, qual o seu prazer. É estar totalmente preparado para o que jamais se prepara, Àquele que vem como Ladrão, e nos assalta.

Ivo Fernandes

20 de julho de 2013

Comentários

Fé! a esperança de ter Deus contra Deus em nosso favor (absurdo).
Fé! a esperança de ter Deus contra Deus em nosso favor (absurdo).
Ana Bueno disse…
Pra mim fé dizer pra minha alma ,que ainda temos concerto para andar conforme Deus planejou desde início em amor inexplicável...e crêe no amor verdadeiro qual nos dá vida eterna mesmo jogando fora sempre tem plano maior para nós devolvê-la de novo...

Postagens mais visitadas