A decisão de ser discípulo


Leitura: Capítulo 14 do Evangelho de Lucas

Negar a si mesmo é uma condição necessária para ser discípulo, tomar a cruz é uma decisão necessária para se efetivar o discipulado. Lc. 14 – ênfase no 27

Ora toda decisão precisa ser pensada, não se pode tomar decisões no escuro, sem análise a fim de não sermos surpreendidos de diversas formas negativas depois. (28-33)

O que preciso então analisar antes de tomar a decisão pelo caminho do discípulo?

1.    Se estou disposto a enfrentar os sistemas deste mundo em favor da misericórdia (1-6)
2.    Se estou disposto a rejeitar os melhores lugares que me conduzem a soberba em favor da humildade (7 – 11)
3.    Se estou disposto a servir sem ser servido, a doar sem receber em troca (12-14)
4.    Se estou disposto a colocar todos os meus interesses em segundo plano em favor do Reino (15-27)

Ora e porque precisamos disso? Porque a decisão de ser discípulo envolve tornar-se fonte de vida entre a morte, de luz em meio as trevas. E se não formos sérios nesta caminhada seremos como sal sem sabor que para nada serve (34). Teria sido melhor não termos iniciado o processo que os danos seriam bem menores. (34)

Quem tem ouvidos que ouça! (34)

Ivo Fernandes

20 de julho de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas