Jesus Cristo, Deus imanente


“...ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo” 2 Coríntios 5:16

Quem é Jesus, dentro da reflexão sobre a imanência de Deus? Ora, como bem sabemos a pergunta aqui não é pelo Jesus histórico, mas pelo Cristo da fé, pois não é o Jesus histórico que opera em nós a salvação, mesmo que ele seja o mesmo Cristo da fé, mas a Palavra encarnada e crida, ou o Evangelho, é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer.

E quem é o Cristo senão o humano imanente no divino e o divino imanente no humano?! Se Deus é imanente a natureza, e alma humana, no Cristo tal imanência está revelada absolutamente.

Ora se afirmamos que Deus é amor, esse amor revela-se e no Cristo e temos tal revelação. O Deus eterno pode ser conhecido por meio da fé, mas é por meio de Cristo que ele é experimentado, pois no Cristo, temos o semelhante que despertará todos os nossos afetos, e assim Deus será amado Nele.

No Cristo o homem encontra o caminho para Deus, assim como Deus entrou por ele no caminho dos homens. No Cristo Deus deixou de ser apenas pensado, para ser amado, deixou de ser ideia para ser natureza, deixou de ser transcendência para ser imanência. Em Cristo Deus ganha pessoalidade, nele, Deus tem um rosto.

Ivo Fernandes
14 de maio de 2015



Comentários

Postagens mais visitadas