Hoje, antes de tudo


Leitura sugerida: Hebreus, capítulos 3 a 5

“Você vive hoje a vida que gostaria de viver por toda a eternidade? ” Essa é uma pergunta séria feita pelo filósofo alemão Nietzsche. Consultando meus escritos, percebi que a palavra hoje repete-se várias neles. E fazendo uma leitura da minha história fico grato pela sabedoria que vem se desenvolvendo quanto a esse tema.

Sei que muitas pessoas não entendem a máxima – O dia chamado hoje! Alguns pensam que se trata de viver a vida de maneira imediata, outros pensam que se trata de ignorar o passado como se ele nunca tivesse existido, e outros ainda pensam que significa viver a vida sem planejamentos. Porém o dia chamado Hoje não é o tempo imediato do nosso relógio, pois a verdade é que nós só vivemos de fato quando a mente registra e registro já é momento seguinte, assim os que tentam viver o imediato apenas sufocam a própria dinâmica da vida, que requer o tempo que passa no tempo que é em vista do tempo que virá.

O dia chamado Hoje só Deus o sabe, trata-se do tempo de Deus, pois só Ele não tem passado, presente ou futuro, Nele só há o Hoje. Nós somos história, Deus é eternidade.

É no livro aos Hebreus onde o conceito de Hoje melhor aparece, e não se trata apenas de uma determinada circunstância. O Hoje está em todos os nossos ‘hoje’, não é a circunstância, mas está posto em todas as circunstâncias. Ora, é por isso que sabemos que Deus está conosco em todos os momentos, não porque ele está sujeito ao tempo, mas porque o Hoje está em todos os ‘agora’ de nossa vida.

Portanto só se experimenta o Hoje pela fé, pois é no Dia chamado Hoje onde ocorre nossa salvação. Não fomos salvos no passado, em dado momento histórico, somos salvos eternamente em Deus. Todos os que tem fé vivem o dia de Hoje. E desta forma sabem enfrentar todos os dias da existência, pois já não são guiados pelo tempo.

Posso no meu dia hoje está experimentando toda espécie de dor e tribulação, mas por causa do Hoje de Deus não me angustio. Posso estar perplexo, mas não desanimado, abatido, mas não destruído, e jamais em desespero. Pois, Hoje é dia de salvação! Sempre!
Creia e hoje se tornará Hoje! E assim decida pela vida, pois ela é dom de Deus e independente como você está agora Hoje é seu dia. Hoje é dia de amar, e amando cantar, sorrir, chorar, caminhar, abraçar, orar. Creia no Hoje e se preocupe menos, pois afinal independentemente dos resultados, Hoje estamos com ele no paraíso.

Ivo Fernandes

27 de agosto de 16

Comentários

Postagens mais visitadas