Hoje, antes de tudo


Leitura sugerida: Hebreus, capítulos 3 a 5

“Você vive hoje a vida que gostaria de viver por toda a eternidade? ” Essa é uma pergunta séria feita pelo filósofo alemão Nietzsche. Consultando meus escritos, percebi que a palavra hoje repete-se várias neles. E fazendo uma leitura da minha história fico grato pela sabedoria que vem se desenvolvendo quanto a esse tema.

Sei que muitas pessoas não entendem a máxima – O dia chamado hoje! Alguns pensam que se trata de viver a vida de maneira imediata, outros pensam que se trata de ignorar o passado como se ele nunca tivesse existido, e outros ainda pensam que significa viver a vida sem planejamentos. Porém o dia chamado Hoje não é o tempo imediato do nosso relógio, pois a verdade é que nós só vivemos de fato quando a mente registra e registro já é momento seguinte, assim os que tentam viver o imediato apenas sufocam a própria dinâmica da vida, que requer o tempo que passa no tempo que é em vista do tempo que virá.

O dia chamado Hoje só Deus o sabe, trata-se do tempo de Deus, pois só Ele não tem passado, presente ou futuro, Nele só há o Hoje. Nós somos história, Deus é eternidade.

É no livro aos Hebreus onde o conceito de Hoje melhor aparece, e não se trata apenas de uma determinada circunstância. O Hoje está em todos os nossos ‘hoje’, não é a circunstância, mas está posto em todas as circunstâncias. Ora, é por isso que sabemos que Deus está conosco em todos os momentos, não porque ele está sujeito ao tempo, mas porque o Hoje está em todos os ‘agora’ de nossa vida.

Portanto só se experimenta o Hoje pela fé, pois é no Dia chamado Hoje onde ocorre nossa salvação. Não fomos salvos no passado, em dado momento histórico, somos salvos eternamente em Deus. Todos os que tem fé vivem o dia de Hoje. E desta forma sabem enfrentar todos os dias da existência, pois já não são guiados pelo tempo.

Posso no meu dia hoje está experimentando toda espécie de dor e tribulação, mas por causa do Hoje de Deus não me angustio. Posso estar perplexo, mas não desanimado, abatido, mas não destruído, e jamais em desespero. Pois, Hoje é dia de salvação! Sempre!
Creia e hoje se tornará Hoje! E assim decida pela vida, pois ela é dom de Deus e independente como você está agora Hoje é seu dia. Hoje é dia de amar, e amando cantar, sorrir, chorar, caminhar, abraçar, orar. Creia no Hoje e se preocupe menos, pois afinal independentemente dos resultados, Hoje estamos com ele no paraíso.

Ivo Fernandes

27 de agosto de 16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amizades reais em tempos virtuais

A conformidade com o mundo e a banalidade do mal

Cristo nossa páscoa e esperança