Casamento


Uma das queixas mais comuns que atendo na clínica terapêutica diz respeito aos casamentos. De tanta reclamação até parece ser verdade a máxima de Nelson Rodrigues “não se pode ser feliz e amar ao mesmo tempo”. E eu particularmente sei bem como é isso.

A questão que tenho observado, no entanto é que a falência de nossas relações está atrelada diretamente ao consumo da felicidade e não a construção da mesma. Sim! Deseja-se ter felicidade e não conquistar felicidade. Nossa cultura capitalista consumista chegou em todas as áreas de nossa vida, e tornamos tudo em mercadoria, sendo avaliado constantemente por critérios de mercado.

O casamento do século XXI é uma mercadoria que deve ser trocada de tempos em tempos por um melhor, um que nos faça mais felizes, um que nos garanta o estado permanente de prazer. Como consequência clínicas lotadas, pois não se compra felicidade, se constrói.   

Depois de alguns fracassos eu já aprendi que conjugalidade só é possível com amor maduro, onde antes de tudo há um princípio de lealdade a nós mesmos, pois a maioria das chamadas traições conjugais são frutos de traições a nós mesmos. Uma pessoa segura de si não arde em ciúmes, antes é paciente e justa, agindo mais com misericórdia do que com juízo.

Para ser feliz em um casamento é necessário construir amizade sem perder o erotismo. É preciso que haja meiguice e paixão, poesia e tesão. O amor antes de tudo tem que ser prático, não se pode perder a sensatez e estabilidade. Para isso ele tem que ser realista sem perder a capacidade de sonhar e ter esperança. É preciso ser ousado e sábio.

Um casal maduro sabe ser grato mantendo a simplicidade, sabe ser solidário sem perder a emoção. Um casal feliz é feito de pessoas felizes. Os que buscam no casamento a receita da felicidade provavelmente não encontrará, pois, o amor também tem suas dores. Felicidade é um estado de espírito que se deve ter a sós e só assim podemos ser felizes juntos.

Se eu conheço casais assim? Conheço gente séria que não desistiu de trilhar esse caminho. O casamento ideal não existe, mas existe o casamento de verdade por feito de desejos e vontades alinhados.

Ivo Fernandes
3 de outubro de 2017


Comentários

Postagens mais visitadas