Sobre casamento ou amor?!


Olha eu aqui de novo falando de casamento! Ou seria sobre amor?!

E o que eu sei sobre isso? A verdade é que o que eu sei, sei para mim e algumas vezes servem para alguns que insistem em me seguir ou ouvir.

Sempre fui um defensor do amor, não o exclusivamente romântico, mas daquele tipo de amor que nos dá convicção e principalmente força para sermos o que temos que ser. Sem esse tipo de amor nenhuma relação é possível. Outras razões podem ser causa inicial de casamento, mas sem esse amor, jamais produzirá felicidade associada a maturidade.

O amor é uma necessidade fundamental do ser humano. A paixão é uma sensação indispensável, pois sem a ela a vida seria sem dúvida sem graça. É preciso encontrar alguém que nos faça bater forte o coração e justificar loucuras.

Quando o amor e a paixão se encontram então temos uma receita maravilhosa. Daí procederá bom humor, alegria, prazer. Porém sem amor a paixão tem um tempo muito curto, é o amor que promoverá meios de nos encantarmos de muitas outras formas.

Num casamento o amor é essencial pois é somente ele que garante a durabilidade, nada mais garante. Sem amor qualquer alteração no tom de voz nos fragiliza, as cobranças nos desgastam e por fim acabamos por sepultar uma relação que poderia ser duradoura.

Não são apenas de palavras que uma relação se sustenta. O sucesso de um casamento exige mais do que declarações românticas. É necessário RESPEITO, que não permitirá agressões, disposição para ouvir, paciência.

Sem isso será impossível lidar com a imprevisibilidade das relações. Sim! É preciso ter maturidade amorosa para acatar regras que não foram previamente combinadas. Tem que haver bom humor para enfrentar imprevistos, acessos de carência, infantilidades.

O amor é inteligente. Por isso é só ele é capaz de lidar com o stress do dia a dia, com as rejeições, com as surpresas da vida.

O amor tudo suporta porque é feito também de silêncio. Silêncio que respeita o espaço e o tempo do outro. Por isso o amor não exige, não controla, não arde em ciúmes.

O amor é leve e trata tudo com leveza, sabe calar, sabe deixar pra lá, sabe separar as coisas. Sim, o amor não é uma fusão, antes é uma admissão das diferenças.

O amor pode durar para sempre, mas para isso é preciso desenvolver o amor pois só com a paixão nenhum amor se sustenta.

Ivo Fernandes

4 de novembro de 17

Comentários

Postagens mais visitadas