A comunhão para além dos muros da Religião


Leitura: Gálatas 3

“Nem judeu nem grego”

O Evangelho não é religião simplesmente porque não se limita por credos, crenças ou normas. A Bíblia, sim pode ser dita que possui orientações etnicistas cheia de conteúdos morais vinculados a certos grupos sociais, todavia o Evangelho nela contido é maior que as escrituras. A Bíblia é texto humano, o Evangelho é promessa divina.

O povo judeu segundo a carne se considera eleito em detrimento dos demais. O cristianismo herdou essa característica, mas o Evangelho não é elitista, e sim universal.

Os profetas sabiam dessa diferença, por isso enfrentaram os sacerdotes de seu tempo, anunciando a Luz para todas as nações. Jesus tinha essa consciência profética por isso em todo seu ministério não se limitou ao seu povo ou território.

Por todo o ministério de Jesus vemos que ele anunciou a graça a todos os povos, e reconheceu a fé em diferentes credos. Os discípulos entenderam a universalidade da Graça e se tornaram missionários pelo mundo. Entenderam que não é imundo aquilo que Deus santifica.

Portanto o evangelho não depende de nenhum contexto cultural ou religioso. Não há espaço para nenhum elitismo cristão.

A igreja é que na história destruiu culturas e promoveu perseguição a outras religiões. O Evangelho ao contrário atrai a todos! Quem tem o Evangelho não é um perseguidor e nem juiz do credo alheio. Todo preconceito é contrário ao Evangelho.

Em Cristo não há ...judeu nem grego...

Quem está em Cristo não tem preconceito. Se há preconceito não há entendimento do Evangelho.

O Evangelho derruba os muros da religião e estabelece a comunhão entre os povos!

Ivo Fernandes
14 de janeiro de 2018


Comentários

Postagens mais visitadas