O amor escandaloso de Deus


 

Leitura: Romanos 5

Ontem o sono insistia em não chegar. Estava tomado pela sensação do amor de Deus, e ela me consumia. Sentia uma vontade de gritar para toda a vizinhança – Deus nos ama de maneira escandalosa, perturbadora, chocante e contra qualquer lógica humana.

Sim! Queria dizer aos homens, mulheres, crianças, jovens, velhos, heterossexuais, homossexuais, transexuais, travestis, castos, profanos, normais, bizarros, pobres, ricos, casadas, prostitutas, vítimas e algozes. Deus ama a todos, porque todos são seus filhos, criados a sua imagem para louvor de sua glória.

Sim! Todos nós fomos criados para Ele e para seu louvor e não para qualquer danação ou inferno. Não foi ele quem nos destinou ao inferno, mas em nossa liberdade temos construído uma vida infernal, e tal vida não alegra o coração de Deus.

Sim! Ele nos deu a liberdade, e por ela nos temos experimentado o inferno. Mas Ele não permitiria que nosso estado eterno fosse o de danado. Por isso Cristo morreu pelos ímpios, e com isso os justificou! Aleluia!

Que escândalo pode ser maior que esse o de justificar o ímpio?! O Senhor não está justificando o que crer, o eleito, o salvo, o remido, o que busca a santidade, o que venceu, o que conseguiu, Ele justifica o ímpio.

Toda teologia da justificação não dá conta de abranger tamanho escândalo. E quem compreende pela fé tal justificação, tal amor escandaloso é tomado de uma paz que o mundo não conhece “...justificados, pois, mediante a fé, temos...”—não é teremos e nem tivemos—“...paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” já... “já passou da morte para a vida”.

O amor escandaloso de Deus crido e sentido arranca de nós todo medo, e instala em nós a certeza e a experiência de vida eterna. Sim, essa fé inclui-nos em Deus de tal modo que já não existe nenhum obstáculo, nenhuma separação em nós em relação a Deus, visto que o problema da reconciliação é só do homem, posto que Deus já se reconciliou com o mundo em Cristo Jesus.

Todas as vezes que meu coração se angustia na fraqueza e no pecado o Espírito grita em meu interior o maior dos absurdos – Deus me ama.

Abraão é chamado de pai da fé porque creu no absurdo. Abraão cria na loucura de Deus, porque sabia que a loucura de Deus era mais sábia do que a sabedoria dos homens.

O absurdo é crer que Jesus é o nosso salvador absoluto, e que seu sacrifício foi feito de uma vez e para sempre em favor de todos os homens. O absurdo é crer que já está consumado.

Sim! O escândalo é eu poder anunciar que eu estou justificado! Eu, que não tenho nenhum bem em mim, que carrego o pecado e a morte, eu que não tenho como me justificar, eu sou justificado. Estou coberto de minha nudez, chamado de justo e por isso posso andar em paz com Deus, com os homens e comigo mesmo.

Com meu corpo ainda me pego traindo a Verdade que interiormente não tenho como trair pois ela me consume. E sei que em breve a minha paz será completa, que por causa dessa terra terrestre ainda não é, mas o amor escandaloso de Deus me enche de esparrança que um dia esse meu corpo mortal se revestirá de imortalidade e então o pecado não mais existirá.

Por enquanto o amor escandoloso de Deus me permite ter a consciência da reconciliação, que sabe que todas as minhas dívidas foram pagas e cancelados. O pecado já não me separa de Deus, sua ira não me alcança, porque Cristo já sofreu todo castigo e toda ira sobre ele caiu.

A mim só cabe a fé, pois sem fé a salvação é como agua que corre mas nela eu não me banho, e por causa dessa certeza de total apaziguamento entre a minha alma e Deus, por causa da convicção total de que os meus débitos foram todos cancelados—Sim! Por causa disso tudo, eu posso entrar com cara limpa para além de todos os véus que já foram rasgados por Jesus. De modo que em Cristo, eu tenho acesso, com intrepidez, a essa graça na qual eu agora estou FIRME. Agora, isso produz um sentimento de glória na gente que transcenda o tempo, o espaço, o imediato, .

Sem essa fé no amor escadoloso de Deus vivemos em amgústias, medos, culpas tentando tratar essas coisas nos altares religiosos, barganhado com divindades que nada podem. Mas quem crer no amor escandaloso de Deus não se detém nas fatalidades pois já passou da morte para a vida. Já estamos assentados nas regiões celestiais em Cristo.

O mal perdeu o seu poder de nos destruir. Sem Cristo, todas as coisas fazem mal. Nele, todas as coisas cooperam para o bem.

A mediação de Jesus finalizou todas as coisas em nosso favor. Portanto, por mais que a vida se torne difícil e estranha e conturbada, saiba que Aquele que amou antes de você amá-lo, Aquele que se reconciliou com antes de você aceitar a reconciliação, Aquele que estabeleceu paz em seu favor antes de você querer pacificação, Aquele que morreu por você sendo você ainda pecador—é Esse mesmo que agora dá todas as garantias para você de que se Ele lhe fez o bem quando você não queria o bem, quanto mais agora que você quer o bem; por que o bem não será seu?

Porque Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Porque pudera ser que alguém se anime a morrer pelo homem bom e pelo homem justo. Talvez. Mas quem é que vai dar a sua vida pelo ímpio e pelo iníquo? Cristo, no entanto, fez isso por nós antes da fundação do mundo.

Apesar de toda a minha relatividade presente, eu sei quem eu sou em Cristo. Isso me põe no caminho da vida como ela é, sabendo que todas as coisas estão contribuindo para construir consciência, fé, dependência, doçura. Todas as coisas estão acontecendo para que a minha vida seja um choque na existência, no absurdo, na desgraça, seja o ensino de sabedoria aos principados e potestades, seja perplexidade para anjos. Esse é o caminho que você está tendo a chance de percorrer, um caminho que torna anjos perplexos.

Ivo Fernandes
10 de junho de 2018
Os textos em itálicos são de Caio Fábio

Comentários

Postagens mais visitadas