Por que não voto em Bolsonaro?


Imagem relacionada

Caros leitores que votam ou votarão no Bolsonaro, esse texto não é para vocês, pois sei que nada que aqui está dito servirá para reflexão de nenhum de vocês, visto que uma vez que o escolheram é porque no mínimo relativizaram questões morais e éticas, considerando as diversas falas deste homem como algo menos relevante do que sua vontade de não permitir o PT voltar ao poder, o que neste caso eu também desejei.

Queria poder explicar a força deste homem apenas associando aos grupos formados por homens, brancos de renda média e alta, mas sei que não é bem assim, a gente de toda classe e grupo que afirma o voto neste senhor.

Durante todo este período pude perceber algumas coisas difíceis de aceitar, entre elas perceber o alinhamento do pensamento de algumas pessoas com o referido candidato, pessoas que até ‘ontem’ eu não sabia que acolhiam tantos preconceitos. Sim, é lamentável eu perceber que muitas pessoas que eu tenho carinho guardam os mesmos preconceitos que seu candidato.

Sei que a maioria não vai assumir isso diretamente, vão tentar desviar a atenção para a questão da corrupção, e em nome da promessa de limpar o Brasil, aceitam as falhas do seu presidenciável como algo de pouca importância.

O importante é o PT não ganhar, seja a que preço for, pensam muitos. E nessa rejeição apresentam um completo desconhecimento histórico da tradição da esquerda no mundo, associando a mesma de maneira simplista com o socialismo. Volta-se os velhos jargões de amor a pátria, de Deus e da família. Porém qualquer um que tenha memória e conhecimento histórico sabe que onde esses slogans se juntam você tem uma primavera fascista ganhando força.

E na nossa eterna ignorância começamos a defender o indefensável, o poder militar sobre a sociedade civil. E pior que isso, louva-se uma ditadura, a tortura, a crueldade, tudo em nome de Deus.
E aí se juntam as forças para combater o mal, para estes, encarnados em todos os que não se enquadram na moral cristã fundamentalista, que na maioria dos casos é hipócrita.

Toda defesa da família, na verdade nada mais é do que um ataque a outros modelos de família que não são admitidas por essa moral cristã. Não há ninguém contra a família, a não ser estes que defendem a família cristã, estes são contra todas as famílias que não são como a sua.

Eu atendo todos os dias famílias cristãs destruídas por milhares de razões, mas nenhuma delas tem haver com aqueles que esse discurso da defesa da família ataca.

Junto com o lema do contra corrupção vem toda uma onda de retrocesso. Vários direitos adquiridos começam a ser interpretados como coisa a ser combatida, como os direitos humanos, trabalhistas e os diretos das crianças e adolescentes.

Transformaram todos os que se opõem a esses discursos em petistas, fazem da esquerda coisa de um partido só e ignoram sua diversidade e complexidade. Atrelam toda crise financeira a esse grupo e simplesmente não admitem fazer uma leitura dos diversos governos e dos jogos políticos.

Se tivéssemos diante de um candidato que nunca tivesse publicamente e vastamente demonstrado sua total aversão a vários grupos da sociedade, em geral aos que chamamos de minorias e aos pobres, e apenas fosse um militar com discurso pseudoliberal, com certeza esse texto não existiria, mesmo que discordasse dessa política.

Se a questão fosse apenas de combate a violência por meio de um reforço policial e endurecimento de certas leis, provavelmente nisso até concordaria. Se fosse apenas uma questão de posse de armas, de privatização, de menoridade penal e coisas semelhantes, esse texto não existiria.

Porém a questão para mim não é de programa de governo. Aliás, programa de governo não governa, o que governa é a pessoa. Então avalio a pessoa que pretende governar mais do que um documento que pode ser simplesmente ignorado no dia seguinte.

A questão para mim, é que não dá para eu relativizar a agressividade dos discursos do Bolsonaro. Simplesmente não dá!

Mesmo que não recaísse nenhuma denuncia ou suspeita de corrupção e atos ilícitos sobre o candidato, o que não é o caso, só por seus discursos ele já perdera a integridade, a decência. E o mais triste é ver gente achando que o fato de dizer abertamente suas palavras odiosas fazem dele uma pessoa transparente. Nada mais enganoso. Esconde-se muito mais por trás dos discursos moralistas do que qualquer um possa imaginar.

Não dá para relativizar seus erros.  Eu não voto no Bolsonaro por uma questão de espírito! Simplesmente não somos do mesmo espírito. Em mim não há lugar para nenhuma dessas verdades, sentimentos, atitudes, revelado nas frases deste senhor:

„O filho começa a ficar assim meio gayzinho, leva um coro, ele muda o comportamento dele. Olha, eu vejo muita gente por aí dizendo: ainda bem que eu levei umas palmadas, meu pai me ensinou a ser homem.“
„O objetivo é fazer o cara abrir a boca. O cara tem que ser arrebentado para abrir o bico.“
„Não vou estuprar você porque você não merece.“
„Deveriam ter sido fuzilados uns 30 mil corruptos, a começar pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.“
„O único erro foi torturar e não matar.“
„É um índio que está a soldo aqui em Brasília, veio de avião, vai agora comer uma costelinha de porco, tomar um chope, provavelmente um uísque, e quem sabe telefonar para alguém para a noite sua ser mais agradável. Esse é o índio que vem falar aqui de reserva indígena. Ele devia ir comer um capim ali fora para manter as suas origens.“
„Pinochet devia ter matado mais gente.“
“Eu sou favorável à tortura, tu sabe disso”
"Sou preconceituoso, com muito orgulho."
“Sou capitão do Exército, minha missão é matar.”
"Desaparecidos do Araguaia? Quem procura osso é cachorro."
Nós somos um país cristão! Deus acima de tudo. Essa historinha de Estado Laico, não! É Estado cristão! E as minorias que se curvem!”
“Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre”
“Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff”

Em resumo Bolsonaro consegue congregar vários ódios, e não adianta dizer que são brincadeiras, quem pensa isso já nem pode ser chamado de ingênuo. Bolsonaro não é um democrata. O que ele faz é defender ideias que são condenáveis, que não deveriam sequer estar sendo discutidas em termos de ser contra ou a favor, não há cultura política alguma nisso. É lamentável que haja um político dizendo as coisas que ele diz numa campanha eleitoral. Como bem disse seu próprio parceiro Magno Malta “Bolsonaro não é de direita, é extrema-direita, é fundamentalista”. E para mim nem isso, ser de direita ainda é ser político, e o que está claro nos discursos desse senhor, é outra lógica, mas que se apropria da política para garantir o poder.

Eu sei, que nessa reta final o Bolsonaro tem negado muita coisa que disse e em alguns casos até dito o contrário, como todo velho político Bolsonaro muda um pouco o discurso a depender da plateia.

Mas como eu disse no início, esse texto não foi escrito para eleitores do mesmo, pois para estes nada disso importa. Esse texto é para mim mesmo, afinal sou eu que acha abominável a louvor a tortura e aos seus agentes como o Ustra.
No mais, o que me cabe é continuar fazendo o que sempre fiz, usando a minha vida para a promoção do que considero ser o bem de todos, nem maioria nem minoria, mas de cada pessoa humana em toda a sua diversidade.

E nesse momento lutar por isso é ser #elenão!

Ivo Fernandes
24/10/18


Comentários

Postagens mais visitadas