Deixei de ser evangélico
Há algumas semanas atrás alguém me falou que concordava com tudo que eu ensinava mais não gostava de eu não mais me denominar evangélico. Chegou a dizer que isso era uma mania do Caio seguida pelos seus discípulos. Lamentei por ver que alguém tão próximo nada sabe a meu respeito.
A verdade é que nem gostaria de estar mais escrevendo um texto sobre isso. Espero que em breve seja eu esquecido entre estes que insistem nos rótulos. Não deixei de ser evangélico de um momento pro outro. Meus diários são as provas desse meu caminho que há muito vinha trilhando em silêncio.
Não sou mais evangélico porque já não suporto ouvir as mensagens dos pregadores que representam este movimento. Nem abro mais os emails que me enviam com vídeos e notícias dos mesmos. De fato não quero mais saber.
Mas o fato de não ser mais pertencente a este movimento não é a negação do meu passado, e nem a afirmação de que Deus não é Senhor destes. Pelo contrário, continuo amando a minha história. Continuo lembrando com saudades dos tempos da minha infância e da igreja de bancos feitos de tronco de árvores. Lembro das lágrimas derramadas em consagrações pela manhã, dos louvores que até hoje canto, da oração sincera dos irmãos.
Porém hoje, e já não acredito que isso vá mudar, tudo é um grande mercado. Meu Deus! as músicas são pobres e muitas vezes atentam contra o espírito do Evangelho. Não suporto mais hinos de guerra ou de vitória certa.
Não consigo mais conviver com os “moralistas”, com os “fundamentalistas” que manipulam a vida das pessoas por meio do que eles chamam de sã doutrina. Não suporto mais ver almas sendo condenadas ao fogo do inferno por estes que praticam coisas bem piores do que aquilo pelo qual eles estão condenando as pessoas.
Deixar de ser evangélico não é negar a fé, antes é afirmá-la. Eu Creio no Deus de Amor revelado no Filho e na Salvação dos homens realizada Nele. Eu Creio no poder do Espírito Santo que distribui dons a fim que Sua Igreja seja edificada. Eu Creio na Ressurreição e na Vida Eterna.
Mas eu não creio na certeza dos homens. Não faço da minha teologia a minha fé. Não acredito na condenação por causa da informação. Não creio que a salvação depende da informação. E sei que toda interpretação é relativa. Não creio na doutrina fundamentalista da inerrância das Escrituras. Não confundo Deus com textos.
Não posso mais viver tentando encaixar Deus nos meus moldes. Deus é livre. Já não consigo conviver com nada que não respeite essa liberdade de Deus. Também já não quero ouvir o deus-explicação. Quero andar por fé.
Deixei de ser evangélico por que quero andar com esse Deus que é livre. Quero me deliciar com a Palavra esteja ela na bíblia ou nas músicas do Raul Seixas. Deixei de ser evangélico por que o deus muitas vezes apresentado não me encanta e na verdade nem me assusta. Não amo o deus que se parece com o pior da natureza humana.
Sigo feliz pelo Caminho. A cada dia é uma descoberta e a cada dia descubro que ainda não descobri nada. A cada dia é um mistério. A cada dia entendo mais que Deus está bem mais próximo do que podia imaginar. Ele está nos livros que leio, nas piadas que me fazem rir, nas músicas que me tocam, na oração silenciosa, e principalmente no próximo com quem me relaciono.
Deixei de ser evangélico, mas não deixei o Evangelho. E qual minha religião hoje? Caminho da Graça? Não! O Caminho da Graça é apenas um nome para minha caminhada individual e coletiva. Não é minha igreja, não é meu clube, não é minha religião. Jamais prenderei a minha alma. Hoje ela segue o Vento. E a fé que tenho, tenho para mim mesmo, mas se você quiser no Caminho eu conto.
Ivo Fernandes
14 de julho de 2009
Comentários
Ao terminar de ler o seu texto, pensei: " ok, eu escrevi isso e não to sabendo?" rsrsrsrsrs
É, vamos caminhar e ser próximos daqueles que estão e passarão na nossa vida!
Beijos e t+!
Com carinho
Desde a terrinha do 'Sol Nascente'
Sinto/sou, como você, quando dizes: "E sei que toda interpretação é relativa. Não creio na doutrina fundamentalista da inerrância das Escrituras. Não confundo Deus com textos."
E sou grata/feliz por um dia eu ter compreendido isso.
É isso amigo, somos hereges do mundo, mas e que diferença isso faz para Deus, não é mesmo? Ele não vê como o homem vê e isso explica tudo.
Saudades de vcs
Abraços
Só lamento de não ter tido aula com vc.
Li seu blog e vi q vc ta certo mesmo, o povo hoje pensa mais em religião do q no proprio dono da Vida q é Jesus Cristo. Qria te pedir algo: quando eu tiver duvida d algum assunto no seminario eu posso pedir sua ajuda?
Obrigado pelas palavras e fique a vontade quanto as perguntas,
Abraços
Deus te abençoe Ivo! Amei o texto...
A algum tempo venho acompanhando seus textos e lendo suas reflexões, e fico feliz de saber que não estou só, conhecí você através de uns irmãos/amigos na fé, que por sinal tiveram um encontro frutifero com você domingo aqui em fortaleza, gostaria de ter estado lá mas não foi possível, não tenho suportado mais viver no meio da religião, pois a religião mesmo não pode conter o sentimento e a realidade da liberadade que tenho em Cristo, e desejo de forma sincera compartilhar desse caminho que é de graça pois é Graça. Abraço.
Abraços