A escolha de Marta, a escolha de Maria e as nossas escolhas


“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coE Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lc 10.38-42

Todos os dias estamos fazendo escolhas das mais diversas. Escolhas que envolvem nossos sentimentos, nossas ambições, nossos medos, nossas angústias. Escolhas familiares, profissionais, amorosas, religiosas. Viver é dar conta das escolhas, pois é impossível escaparmos delas.

Na história bíblica do encontro de Jesus com Maria e com Marta, vemos Jesus afirmando que a escolha de Maria pela contemplação, escuta do Evangelho, pelos pés do Mestre, pelo silêncio discipular foi chamado de Boa Escolha, ou da melhor parte, enquanto a escolha de Marta pelo serviço, pela inquietação, pelos afazeres cansativos que geram mau humor e juízo, considerado a pior parte ou a má escolha.

Associando essa história com toda a mensagem do Evangelho percebo delineado o tipo de vida que é chamada de Boa Escolha e a que não é. Vejamos:

A Boa escolha é pela libertação dos cuidados e desejos da carne, pois a Vida Verdadeira é a vida no Espírito.

Nossas escolhas revelam nossos valores, por exemplo, no capítulo IX de Lucas temos Jesus aconselhando os que desejam segui-lo a escolherem entre as atividades mundanas ou as atividades do Espírito: Anunciar o Reino ou enterra mortos; Escolher entre a Família Universal ou a família da carne; Entre suas propriedades ou os valores do Reino. Por isso os pobres são os personagens principais na mensagem de Jesus porque não tem preocupação que os impeçam de atender ao convite do Reino, e por isso que é difícil um rico entrar nos céus porque grande são suas preocupações com os tesouros da terra.

A escolha de Marta é pela ansiedade, pelas preocupações da carne, onde a vida fica reduzida ao que se come, ou que se veste. A Boa Escolha nasce da contemplação das aves dos céus, dos lírios do campo. A Escolha de Marta é pelo que não existe, pelo amanhã, a Boa Escolha acontece agora, no dia chamado Hoje.

A Escolha de Marta tem seu fundamento no medo, na falta de esperança. A Boa Escolha não teme o homem e não teme a morte. Já entendeu que tudo está no Pai e que a morte foi tragada pela Vida.

A Escolha de Marta é de cansaço e pesos. A Boa Escolha é pelo jugo suave e leve. Uma gera angústia a outra gera descanso.

A Escolha de Marta expõe a alma ao Mal, e, portanto não suportam os dias de perseguição, e por causa dos cuidados do mundo são seduzidos pelas riquezas, e acaba escolhendo o caminho largo que conduz à alma a perdição. A Boa Escolha é aquela que vende tudo que tem para adquirir o terreno onde se encontra a pérola de grande valor.

A Escolha de Marta é pela inquietação dos adultos, a Boa Escolha é pelo assombro pelas coisas simples das crianças.

A Escolha de Marta é pela recompensa, a Boa Escolha pela gratidão.

A Escolha de Marta tira o sono, a Boa Escolha nos faz dormir em meio à tempestade.

A Escolha de Marta é tola porque se confia nas riquezas transitórias, a Boa Escolha é segura, pois se confia nas misericórdias do Altíssimo.

A Escolha de Marta é a escolha do jovem rico que não consegue se libertar de sua ambição. A Boa Escolha é a escolha de Zaqueu que desce do seu lugar de altivez para repartir o que de fato pertence a todos.

A Escolha de Marta é semelhante à oferta dos ricos fariseus que davam do que sobravam. A Boa Escolha é como a oferta da viúva que dava por tudo porque seus bens não se mediam em tesouros ou moedas.

A Escolha de Marta é por ganhar a vida o que acaba por perder. A Boa Escolha é pela Vida que jamais se perde, porque não depende do quanto se ganha, ou do quanto se tem, ou do número de pessoas que nos apóiam, não depende do mundo e do que nele há. É Vida Eterna, pois seu tesouro não pode ser roubado ou se deteriorar com o tempo.

A Escolha de Marta é por Canaã, terra que mana leite e mel. A Boa Escolha é pela terra que o próprio construtor é Deus.

Qual a sua escolha hoje?

Ivo Fernandes
20 de março de 2011

Comentários

Postagens mais visitadas