Gratidão


Ingratidão é uma característica humana infelizmente muito comum. Paulo em seus escritos confirmou isso como características dos homens maus nos últimos tempos. Eu, como quase todos já fui ingrato, e de vez em quando ainda me pego sendo, quando em minhas palavras e ações reclamo da existência como se não tivesse amigos ou quem se importasse comigo. Mas nada é mais mentiroso que isso.

Minha vida é cercada de graça, e nos últimos anos da minha vida tenho aprendido a ser grato e manifestar isso o tempo todo, e o resultado disso é cura para a alma. Os ingratos adoecem mais, ou voltam ao mal do qual foram livres, já os gratos se enchem cada vez de poder na medida que em que reconhecem os benefícios recebidos.

Agora mesmo, estou escrevendo esse texto de um lugar maravilhoso, em uma serra belíssima, e isso me foi proporcionado por amigos, gente que me ama, me respeita e me reverencia. Tratado aqui como se fosse um anjo, quando anjos são todos eles. E quando olho para trás percebo a multidão de graça recebida, desde o meu nascimento.

E mais, gratidão é uma questão do olhar, pois a mesma coisa pode ser vista de muitas maneiras, logo não se trata primeiramente do que fizeram conosco, mas como lemos o que fizeram. Por exemplo, sou grato a minha mãe que me gerou, mesmo que na época não pudesse me criar, decidiu me trazer a existência, tendo outras escolhas. Minha vida é fruto da decisão dela em manter a minha. Poderia ver isso de outra forma, mas não, reconheço a graça dessa dádiva.

Sou grato a família que me recebeu, e me criou, dando-me lar e oportunidades de desenvolvimento. Grato aos colegas de bairro com quem aprendi muita coisa. Grato as escolas e aos seus funcionários e professores por onde passei. Grato aos empregadores que me deram oportunidades, e todos que compraram meus lanches quando esses eu vendia. Grato aos amores, grato aos amigos.

Sou grato a multidão dos que já me ouviram, e vem no decorrer dos anos me honrando e respeitando em tudo, até quando discordam totalmente do que eu digo. Grato aos mestres e aos alunos. Grato aos me mantém o meu ministério por meio de doações voluntárias. Gratos aos que me acompanharam mais de perto nos momentos mais difíceis dessa carreia e não me deixaram desistir e ainda não deixam.

Grato a que mantém meu plano de saúde. Grato aos que me ajudam pagar minhas contas. Grato aos que me presenteiam. Grato aos que me recebem. Grato aos que se repartem comigo. Grato pelas horas de conversa. Grato pela alegria me dada. Grato pelos sítios, pelas praias, pelos almoços e jantares. Grato pelos que lembram.

Nos últimos anos, uma coisa me vem sempre a mente aumentando a minha gratidão, o tempo em que a morte bateu em minha porta e a presença constante de alguns me revelaram verdades até então desconhecidas. Pessoas que considerava distantes, ficaram ali, e como sou grato a quem me acompanhou e ainda acompanha. Aos que pagaram remédios, aos que fizeram minha comida, aos que me limparam, aos que choraram comigo, aos que me fizeram sorrir mesmo chorando, aos que me visitaram, aos que oraram por mim, aos que lutaram comigo. Grato pela graça dos milagres daqueles dias desde então.

De lá para cá minha vida mudou totalmente, e isso por causa de tanta gente boa na existência. E a todos sou grato. Grato aos que me acompanham em redes sociais, aos que respondem meu chamado, aos que se importam como estou, aos que torcem por mim.

Enquanto escrevia pensei em fazer uma lista de nomes, mas isso me seria impossível por aqui. Na medida que puder agradecerei pessoalmente a tantos. E aos que não conseguir espero que esse texto chegue a eles e assim saibam que jamais os esquecerei e que estarão sempre em minhas orações, pois toda a minha vida dependeu e depende de atos realizados por eles.

Grato, principalmente, Aquele que me deu homens e anjos a quem ser grato.

Ivo Fernandes

22 de janeiro de 17

Comentários

Postagens mais visitadas