O Natal de 2020



Basta um procurar em meus textos pela palavra Natal que logo descobrirão que amo essa data. Consigo dar sentido a tudo que envolve essa celebração, mas nesse ano todos fomos desafiados a dar um novo sentido a esse momento, visto estarmos cercados de tantos acontecimentos difíceis e sentimentos confusos.

A pandemia mexeu com nossa relação com o tempo, estamos chegando ao fim do ano, mas nossa mente não parece ainda ter processado esse acontecimento. O ano de 2020 ficará, na história de cada um de nós, como o ano em que fomos obrigados a pararmos, a nos isolarmos e a dependermos cada vez mais daqueles que estavam mais próximos. Porém, nem todos conseguiram retirar lições desse tempo, e então chegou o Natal.

O que o Natal de 2020 tem em comum com o primeiro Natal, aquele em o menino Jesus nasceu? O mundo em que Jesus nasceu não era tão diferente assim do nosso, havia muita corrupção, desigualdade social, doenças, entre outras desgraças. Maria e José, pais de Jesus, eram pobres sujeitos aos caprichos de um mundo injusto. Um mundo que não acolhe as pessoas da mesma maneira, mas sabe o que essa família tinha? Eles tinham um ao outro. 

O Natal de 2020 nos revela quem temos ao nosso lado, quem passou conosco esse tempo confuso, quem cuidou de nós, quem se importou e quem se mostrou incapaz de nos abandonar. Independente da situação, José e Maria estavam juntos. 

Nesse Natal preste um pouco mais de atenção, existe gente muito perto de você e talvez você ainda não valorizou o suficiente. Talvez se observar melhor e perceber o amor que te cerca vencerá essa solidão que se instalou em seu coração, talvez vencerá a ansiedade ao perceber que você tem com quem pode contar. 

E não são só familiares, Jesus nasceu acolhido pela natureza e visitado por pastores. O Natal revela que ainda estamos no mundo cercado por uma natureza que vale a pena ser percebida e experimentada em todo seu esplendor, desde o ar que toca nosso rosto aos pássaros que cantam em nossas janelas, ao mar diante de nós, a chuva que molha nossas plantinhas. E sempre tem gente boa no mundo. 

Que nesse Natal a gente saiba prestigiar os simples que nos cercam em vez de estarmos mendigando atenção dos grandes. O Natal é símbolo do valor das coisas pequenas, das companhias constantes, da natureza em volta e do olhar generoso de gente boa.

Aproveite o Natal! Celebre o Natal! Viva o Natal! Experimente o Natal! 

Ivo Fernandes

24 de dezembro de 2020

Comentários

Postagens mais visitadas