Alice, seus encantos e mistérios

 


Quem não conhece a história de Alice no país das maravilhas, mesmo que nunca tenha lido?! A grande questão é o que faz dessa obra uma das mais lidas e comentadas, ao lado da bíblia e de Shakespeare?

 

Escrita por Charles Lutwidge Dodgson, pseudônimo de Lewis Carroll, que nasceu em 27 de janeiro de 1832, na Inglaterra, e faleceu em 14 de janeiro de 1898. Um poeta, romancista e matemático, que, apesar de sua brilhante inteligência, carregava o peso de um corpo frágil.

 

Lewis Carroll, segundo seus biógrafos era um cristão devoto e praticante, e, no entanto, via-se como um pecador contumaz. Nunca se casou ou teve filhos e se alegrava muito com as amizades de crianças do sexo feminino, o que cerca até hoje o escritor com sombras a respeito dessas amizades.

 

O fato é que ele gostava de crianças e crianças gostavam dele. De acordo com suas biografias, o que concluo é que Lewis apreciava o belo e via na criança, especialmente do sexo feminino, o apontamento para a beleza, não é à toa que outra paixão do autor era a fotografia. Capturar a beleza parece perseguir almas geniais.

 

Tudo que cerca esse autor já é suficiente para despertar interesse em sua obra. A complexidade de suas ideias e suas características pessoais junto com seus possíveis desejos e lutas tornam tudo o mais interessante.

 

Sabemos que Alice é inspirado em uma Alice real, mas quanto de real de fato há na imaginação? Era sobre Alice, sobre crianças, adolescentes, ou sobre si mesmo que Lewis escrevia?

 

Penso que o título original diz muito sobre a questão acima: “Alice por baixo da Terra”. O país das maravilhas é acessado por um buraco na terra. Trata-se de um lugar interior, profundo, escuro, dentro! Mas quem gosta de lugares assim? A Alice real não gostou, e então surge “Alice no País das Maravilhas.”

 

Alice no País das Maravilhas é um livro encantador por carregar uma infinidade de interpretações. É um livro sobre a pergunta fundamental: quem sou eu? Sou um ou muitos? Sou o mesmo ou mudo o tempo todo?

 

Bom, por essas razões, o Clube de Leitura Linha a Linha do PROGRAMA SER, do qual tenho a alegria de ser o idealizador, começa suas atividades com essa obra.

 

Se você deseja seguir o coelho branco, vem com a gente! Participe do

 PROGRAMA SER.


Ivo Fernandes

07 de outubro de 2021

Comentários

Postagens mais visitadas