Por que dizer não à formação universitária em psicanálise?


 

Por que dizer não à formação universitária em psicanálise? Porque nada na psicanálise é estável ou universal. Nem um dos seus temas cabe no discurso universitário. Psicanálise só é possível na clínica e na transmissão pela reflexão e pesquisa contínua.

Como levar o divã para a sala de aula? Como determinar o período de análise necessário? Já bastam as várias escolas psicanalíticas que transformaram a psicanálise em curso que pode ser certificado, colocando a análise pessoal dentro de um número e não no correto exercício analítico.

Eu amo psicanálise como amo filosofia por uma mesma razão, elas nascem da questão posta em mim, por mim e para mim. Não há transmissão da psicanálise sem análise pessoal.

O território psicanalítico não é médico, nem pastoral, nem universitário. A psicanálise opera no campo das questões, e diferente da filosofia não é uma busca de autoconhecimento, mas uma busca do não saber, aí onde somos.

De Freud a Lacan, vimos que a psicanálise lida com o que não fecha. Lida com aquilo que não se resolve, Freud, e com o que não existe, Lacan, a relação sexual.

Logo, para lidar com esse território instável, é necessário por ele ter andado, e ninguém conduzirá outro para além do lugar que foi.

Não é em sala de aula que obteremos a resposta. O suportar de si depende do percurso pessoal analítico. Cada um deverá dá conta, somos responsáveis pela resposta aceita, crida, inventada, admitida.

Quer ser um psicanalista? Faça análise antes de tudo, mergulhe nas partilhas que outros já fizeram e continuam fazendo e se reúna com pessoas no mesmo percurso. A isso chamamos de tripé psicanalítico: análise, teoria e supervisão.

Eu tenho feito meu percurso atualmente com outros por meio da Sociedade Psicanalítica Ecce Homo.

 

Ivo Fernandes

19 de janeiro de 2022

 

#psicanálise #formaçãoempsicacálise #freud #lacan #análise #façaanálise #sociedadepsicanalíticaeccehomo #crítica #reflexão #filosofia #cotidiano #atualidade

Comentários

Postagens mais visitadas