A solidariedade nos salvará



Estamos vivendo o maior desafio dos nossos tempos. A pandemia causada pelo coronavírus (covid-19) mostrou a fragilidade de nossos sistemas econômicos, políticos, governamentais. As pessoas de bom senso já perceberam que atrelado a tudo que está acontecendo, está nosso atual modelo de vida, que não se cansa de consumir e correr atrás do vento.
O que virá depois de tudo isso? Não sei! Não sou dos pessimistas, mas não sou tão otimista como gostaria de ser. Não sei se aprenderemos alguma coisa de fato, se mudaremos nossa lógica de consumo. Não sei se entenderemos que somos todos filhos da mesma terra, que somos irmãos, e o que acontece com um afeta a todos nós.
Nesse tempo de confinamento, estamos aprendendo o valor da liberdade de ir e vir, mas acima de tudo o da liberdade de dá liberdade ao outro. Confinar-se por um decreto é para os egoístas, confinar-se para o bem de todos é solidariedade.
Todos podemos fazer alguma coisa para o bem comum, e estamos vendo que não é tão difícil assim, basta vencer o próprio egoísmo. Sinto-me parte do todo, sou americano, europeu, asiático, africano, sou do mundo, do planeta terra. E todos, indistintamente, são meus irmãos.
A diversidade passou a ser contemplada de outra forma, e vimos que somos iguais em humanidade apesar de toda a nossa diferença cultural. Lutar pelo meu direito a vida, é lutar pelo direito de todos.
Eu não sei muita coisa, mas uma eu tenho convicção, nós podemos transformar o mundo. Se juntarmos igualdade, liberdade, diversidade, participação e acima de tudo solidariedade teremos, enfim, um mundo novo. Será essa meta irrealizável? Talvez. Mas ir na direção dela é a única opção para mim.
A solução deste problema mundial não está somente no Estado, ou só na ciência. Esta é uma obra de cada homem, e de cada mulher. A força está em nossa fraternidade universal. Chegou a hora de pôr fim ao individualismo desse tempo presente. A solidariedade nos salvará.
O Estado precisa ser governado por gente solidária. A economia precisa ser gerida por gente solidária. Nossas escolas, igrejas, clubes precisam ser administrados por gente solidária.
Toda corrupção é fruto da falta de solidariedade. Eu espero que cada pessoa entenda, de uma vez por todas, o valor de ser solidária.
Não existe limite para a solidariedade. Nenhum modelo nos serve mais. Nenhum modelo que não entende a emergência de pensarmos um nos outros, nos serve mais.
Minha utopia é que surja um novo tempo onde nenhuma pessoa seja tratada em seus direitos fundamentais de maneira diferente. E que esse tempo, surja pelo menos na minha consciência e meus atos.
Ivo Fernandes
22 de março de 2020 (sétimo dia de confinamento)



Comentários

Postagens mais visitadas