Uma palavra aos meus alunos
Uma palavra aos meus alunos
Minha intenção em produzir este curso foi de aproximar as pessoas cada vez mais da Bíblia, sabendo que nela há tesouros inesgotáveis de sabedoria, de fé, de orientação para a vida e para a comunidade.
Sei que ela possui uma mensagem para nossa geração, porém a ignorância das pessoas em relação ao mundo no qual os textos surgiram, e se desenvolveram, e se colocaram por escrito, e se transmitiram leva a muitas distorções e nenhuma real mensagem nos é anunciada.
A Bíblia é um livro dinâmico justamente porque é o relato de como gerações interias compreenderam o sagrado. Isso dito não faz dela um livro menos inspirado. Creio na inspiração das escrituras, mas não posso esquecer que ela é uma literatura, onde o papel humano foi determinante para muita coisa que nela é dita. Valorizar a dimensão humana da Bíblia não é tirar-lhe a sacralidade, mas, sim, situá-la em nosso mundo, onde se originou.
Enquanto a ignorância ou o misticismo reinar na mente das pessoas em relação às Escrituras, jamais compreederão o texto, e darão continuamente interpretações absurdas. Para se enteder o que o texto nos diz hoje, deve-se começar por compreender o que dizia na sua origem.
A Bíblia é a Palavra de Deus mas dita em palavras de homens histórica e culturamente situados e, portanto, com muitas limitações e condicionamentos. Corretamente diria que a Bíblia é uma palavra divino-humana.
Desejo que esse estudo os leve a enteder de fato a mensagem afim de que não se repita na história os extermínios, guerras, aberrações e crimes em nome de Deus e bsaeados na Bíblia.
Desejo que de fato passem a conhecer a Bíblia e não somente memorizar textos, nomes ou incidentes. Que saibam separar história de lenda e de mito. E para interpretar corretamente é preciso compreender corretamente.
Bom curso a todos!
Ivo Fernandes
Comentários