Natal, a alegria dos povos




Chegou mais um Natal! E como é bom a vida ser feita de ciclos, tempos, espaços, pois são eles que permitem os recomeços, o novo, o avançar, o evoluir, o rever, arrepender-se e seguir. E que bom que celebramos essa data tão perto do fim de ano. Podemos, então, reunir todas as nossas energias para nos empenharmos em direção ao novo.

Mas, onde começa o novo? O novo não começa em uma data, por isso muita gente não sente o que sinto no Natal. Há quem nem goste dessas datas, sentem tristeza, melancolia, e coisas semelhantes, talvez, sejam pessoas que tem dificuldade de lidar com o final das coisas, gente que olha apenas o que se perde e não o que se ganha. O novo começa em nós, por isso mesmo havendo uma data para o Natal, o verdadeiro só ocorre no coração daquele que acolheu a esperança.

Natal é símbolo de nascimento. No meio das trevas brilhou uma luz. Sim! Natal é símbolo da vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte, da salvação sobre o pecado. É o anúncio que ninguém foi esquecido, de que mulheres são bem-aventuradas não por serem mães, mas por não serem em nada inferior a ninguém. É anúncio aos pobres pastores que mais do que riqueza, a boa vontade é a grande herança de um homem. É símbolo de famílias que se unem em torno do mesmo propósito, de um cuidar do outro, como José cuidou de Maria. É o fim de todas as divisões e separações sociais. O Natal não é a festa cristã, é a celebração de todos os povos, pois a estrela atraiu povos de todos os cantos, para ultrapassarem Jerusalém e irem na direção do menino.

O menino Jesus não é propriedade de nenhuma religião, ele nasceu para todos! Anunciando as boas novas de salvação. Todo homem que permitir que o menino nasça em seu coração rompe com todas as forças da morte e se torna uma estrela brilhante no mundo.

Chegou mais um Natal! E eu desejo que ele chegue para você também! Desejo que ele nasça dentro do seu coração, iluminado todas as suas trevas, lhe trazendo paz e esperança, e que assim, você possa superar os dias difíceis e gozar da beleza da existência.

Desejo que você experimente a grandeza das coisas simples, desde o amanhecer com seus sons, ao gosto do café e a cada encontro de seu dia. Desejo que essa luz cure suas feridas e torne você um semeador de coisas boas.

Feliz Natal!

Ivo Fernandes
23 de dezembro de 2019

Comentários

Postagens mais visitadas